1 2 3 4
.

Amai ao próximo como a ti mesmo

         

        Deus, através de seu filho Moisés, nos fez dois pedidos bem simples porém extremamente valiosos: amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Nosso Pai, em sua infinita sabedoria, tinha ciência de que o mundo criado por Ele seria bem mais pacífico e feliz caso seus filhos obedecessem a esses pequenos pedidos. Amar a Deus sobre todas as coisas, colocando-o à frente de tudo em nossas vidas; do dinheiro, do poder, da vaidade e até mesmo de nossa auto-suficiência. Amar ao próximo como a ti mesmo, no entanto, talvez seja o mandamento mais difícil e duro de se seguir... Amar aquele que te prejudicou, que te fez mal, que te humilhou. Amar as pessoas a ponto de nos igualarmos a elas, de modo a não fazer a ninguém nada que poderia nos doer caso fizessem conosco. Não é amar apenas ao teu amigo ou aquele que merece o teu amor, o contrário - é amar até mesmo aquele que machucou um dia.
        Muitas vezes entramos em brigas e disputas desnecessárias pura e simplesmente por vaidade. Nos desgastamos, perdemos a razão e de repente tudo o que importa é vencer a todo custo. Quando algo nos dói, tudo o que importa é fazer com que doa também em alguém, não importa como. Queremos ter razão, ainda que para isso tenhamos ironicamente que perder a razão. Nem sempre começamos uma discussão, mas raramente somos os responsáveis por finaliza-la de maneira pacífica e racional. Nos colocamos como vítimas das injustiças da vida e das pessoas, mas o que fazemos para mudanças? A vida não deve ser um cabo de guerra constante onde se puxa ou se perde.
        Amar ao próximo como a ti mesmo... Quantos dos seus problemas poderiam ser sanados caso você simplesmente pagasse ódio com amor? Eu sei que a reciprocidade é rara. Sei que não se importarão com você à mesma proporção e sei também que muitos levarão o mandamento ao contrário, "odiai profundamente a Mayara". Mas quer saber? Ter paz no coração sempre será melhor que ganhar qualquer briga. Viver em plenitude é ter a consciência tranquila, não guardar mágoas ou arrependimentos. É ter as costas livres de pesos que carregamos desnecessariamente.
        E no fim de tudo, oferecer uma flor frente a uma faca não é ingenuidade, é sabedoria.

Um comentário :

  1. Olá tudo certo...Tudo ok ..Mas a palavra é.. .Deus através de seu Filho Jesus nos propôs amai o próximo como a ti mesmo. ...Um beijo e Abraços o texto está perfeito. Tchau.. .

    ResponderExcluir